sexta-feira, 28 de agosto de 2009

"ACABA LÁ COM ISSO,Ó CORAÇÃO!"



Mesmo não sendo portuguesa e na certeza de que não existe por aqui nenhum Marques de Pombal, quisera eu ser “sebastianista”, pois se assim fosse, a cada crise , quando o sino tocasse eu sentaria na pedra e esperaria - ouvindo as mensagens de Fernando Pessoa - a volta de El Rei D. Sebastião, que nesse meu messianismo acredito na sua volta e que por certo nos salvará de tudo o que há de mau dentro da nossa dura realidade.


Mas existe quem afirme que nada de esperar pelo “Encantado” , melhor ficar pensando no otimismo de Leibniz, que disse que vivemos no melhor dos mundos possíveis.


E acreditar em Santo Agostinho quando afirma que o mal, sendo a ausência do Bem, não existe por si só. E ainda justifica o sofrimento, lembrando que ele pode ser gerador de um bem maior.


Sabe, cada um que siga o seu caminho... Hoje, decididamente não é um bom dia para escrever e esta minha crônica se Artur da Távola estivesse vivo bem poderia qualificá-la como um verdadeiro “samba da literatura”.


Também, quem manda eu ter acordado pelo avesso do avesso e tão macambúzia que até eu estou com peninha de mim .


Ah, não sei por que estou a justificar-me! “Sou quem todos são... / Modificar-me? Para o meu igual?... / - Acaba lá com isso, ó coração!” (Fernando Pessoa).

Nenhum comentário: