quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

VOA MINHA LIBERDADE



Já não me sinto Sísifo castigado pelos deuses, rolando pedra acima, vendo-a descer encosta abaixo para erguê-la de novo, onde o esforço representa o nada.

Agora me sinto livre, estou pronta para assumir o poder sobre mim mesma, pelo que represento e por quem represento. E eu represento a minha própria liberdade de expressão. Então, eu me permito pensar e falar, e plagiando Jessé vos digo: “Voa minha liberdade/ no estalo do meu grito/ quero ver teu infinito / neste azul sem dimensão...” Só não me permito sonhos desvairados e nem penar, pois a minha liberdade não está mais na dor.

Assim, mudo eu, a “vida, vidinha, vidona”, mas as portas cerradas permanecem fechadas e o que sobra é a diáspora. Afinal, quem matou a paz foi Raskolnikov e não eu. (verdade, Dorian, que está no céu?)

O pensador católico Alceu do Amoroso Lima, sentenciou quando vivo: “Somos todos patéticos”. Acredito que sim. Olhe eu aqui, repetindo o fraseado de um homem de nome pomposo, Dom José Ortega y Gasset: “Eu sou eu e a minha circunstância e se não a salvo não salvo a mim mesmo” (sem conotação metafísica). Tem quem afirme (Nivaldo Cordeiro), que depois do “Penso logo existo” de Descartes, esta é a síntese filosófica mais perfeita de um pensador.
Provando mais uma vez o quanto admiro os loucos, deixo de Nietzsche o “VI Selo” (Assim Falou Zaratustra):

Se a minha virtude é virtude de bailarino, se muitas vezes pulei entre arroubamentos de ouro e de esmeralda;
Se a minha maldade é uma maldade risonha que se acha em seu centro entre ramadas de rosas e sebes de açucenas, porque no riso se reúne tudo o que é mau, mas santificado e absolvido pela sua própria beatitude;

E se o meu alfa e ômega é tornar leve tudo quanto é pesado, todo o corpo dançarino, todo o espírito ave: e, na verdade, assim é o meu alfa e ômega;
Como não hei de estar anelante pela eternidade, anelante pelo nupcial dos anéis, pelo anel do regresso das coisas (...)

2 comentários:

Anônimo disse...

Essa é a liberdade, de fazer o que queremos no justo momento. Temos que ter a liberdade com grandes asas e pode voar...E, voar alto e muito, dar voltas, rodopiar, fluir... Muito lindo,Zelia!Nós acompanhamos esses vôos... um beijo,chica

Ana Luiza disse...

..."quem pensa por si mesmo é livre e ser livre é coisa muito séria"...(Renato Russo)

Expressar sentimentos é como um banho onde lava-se a alma de dentro para fora.
Ás vezes costuma cair um sanguinho extra!!!
Isso quando se esfrega demais.
Alma limpa espírito renovado...
segue-se em frente até o próximo tropeção, caiu, levantou, sujou,lavou...
O papel, o lápis, olenço instrumentos para um banho perfeito.
Percebo que vc lavou-se um pouco!
Porém acredite nunca tentarei entender um louco, hahahahaha...
Sua fã mineira Ana Luiza!!!