domingo, 9 de março de 2008

PARA QUE SERVE O TEMPO?


saturnogoya.jpg

O quadro acima é de Goya, representando Saturno engolindo os próprios filhos com medo que um deles lhe tomasse o trono. Hoje, sem mais filhos para engolir, esse deus velho devora o tempo e com ele os anos, meses, semanas, dias, horas e de sobremesa nós pobres mortais.

Para que serve o tempo? Einstein explicou que o tempo existe para que as coisas não aconteçam todas ao mesmo tempo .

Alguém escreveu e eu li num desses blogs da vida que trata de astrologia e cabala, que o senso de responsabilidade é que nos faz perder o nosso tempo. Sempre corremos de um lado para outro, a fim de sermos sempre os melhores profissionais, os que ganham mais, os mais importantes, aqueles que têm o melhor cargo... E nisso a vida passa, os filhos crescem, os amigos mudam de endereço, a gente envelhece e deixa de fazer coisas que seriam muito importante e que nos fariam muito bem. Tudo porque algo dentro de nós nos compele a provarmos nosso valor, a mostramos o quão somos capazes.

Ainda sobre Saturno, a quem tanta “devoração” lhe é atribuída, também lhe é dado o título de senhor do “Karma”, que vem a ser, segundo a entendida no assunto Maria Ramagem, a situação que não sabemos resolver, não sabemos lidar, porque nos sentimos inseguros, desprevenidos ou incapazes. Assim, diante do destino que se apresenta, o interpretamos como a hora do azar.

Razão existe para Saturno ser considerado senhor do “Karma”. Na mitologia greco-romana ele foi o segundo a “reinar no universo”. Como castrou seu pai e o destronou, foi destronado por um filho, inaugurando dessa forma a máxima de que “aqui se planta, aqui se colhe”.

E pensar que sofrer é saber suportar...


3 comentários:

Anônimo disse...

Me ajudou mto

Anônimo disse...

Obrigada

Anônimo disse...

Obrigada